Como funciona o tratamento da anorexia?
13/01/2023

Também conhecida como anorexia nervosa, a anorexia é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e alcançar um determinado padrão de beleza.
Quando alguém possui anorexia, ele para de comer e não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando com a falta de nutrição adequada.
A pessoa que está anoréxica pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.
As costelas e os ossos da pessoa começam a ficar aparentes e a pessoa anoréxica passa a desenvolver doenças e condições complementares, como a alopecia, que é a queda de cabelo, causada por falta de vitaminas e nutrientes no corpo.
E mesmo com a aparência de magreza excessiva, a pessoa não consegue ver que está magra e ainda se acha com sobrepeso, continuando na busca pela magreza ideal. A anorexia é, inclusive, um distúrbio de imagem corporal.
Além de não comer, a pessoa também exagera nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder mais peso.
É uma condição diferente da bulimia, pois nesta doença, o paciente se alimenta e sente fome, depois vomita constantemente, até que o estômago esteja esvaziado.
A anorexia e a bulimia possuem sintomas e condições diferentes, apesar de similares, e uma pessoa com anorexia também pode ter bulimia.
Sintomas da anorexia
Podemos destacar os principais:
- Perda excessiva do peso;
- Emagrecimento que acontece abruptamente;
- Ansiedade em relação às calorias presentes nos alimentos;
- Quantidade de atividade física exagerada;
- Comentários depreciativos sobre o próprio corpo;
- Depressão;
- Pele e lábios constantemente secos;
- Lanugo (pêlos finos e alongados que crescem em certas partes do corpo);
- Cansaço e fadiga constantes;
- Falta de menstruação (para mulheres);
- Disfunção erétil e diminuição da libido (nos homens)
- Desmaios;
- Tontura;
- Pressão arterial baixa e
- Isolamento social.
Tratamento
O tratamento é feito por meio de medicamentos que ajudam na diminuição da ansiedade, mas o acompanhamento psicológico é que fará total diferença para que a doença não volte a atingir o paciente.
A introdução de alimentos na dieta do paciente deve ser feita com calma, para evitar danos a outras regiões do corpo, mas quanto mais cedo a anorexia for detectada, melhores são as chances de recuperação do paciente, porque a falta de uma alimentação adequada pode acarretar vários problemas de saúde.
Como ajudar alguém que sofre com o transtorno?
Falar sobre essa doença não é fácil, mas antes de tentar qualquer conversa, lembre-se que a pessoa com anorexia se vê de um modo diferente daquele que você a enxerga.
E os motivos que levam uma pessoa a desenvolver um transtorno alimentar não são simples de resolver. Não tente lidar com a situação sozinho, o ideal é fazer com que a pessoa procure ajuda especializada de um psicólogo, de preferência, especializado no assunto.
Entenda que seu papel é ser um bom ouvinte, e permita que a pessoa se sinta livre para dizer como se sente e quais dificuldades está enfrentando. Não faça críticas e nem dê sermões.
Categorias
Blog

Guará: Internação Voluntária para Dependência Química
Essas sessões podem ser transformadoras não apenas para o paciente mas também para toda a dinâmica familiar, promovendo um ambiente mais saudável e compreensivo.
Saiba mais
Dependência de Crack em Pernambuco: Desafios em Caruaru
A dependência do crack afeta comunidades inteiras, mas esforços conjuntos podem mudar essa realidade. Descubra como apoio familiar e tratamento adequado podem transformar vidas hoje! Aja agora!
Saiba mais
Onde Buscar Ajuda para Dependentes Químicos no DF?
Se você está considerando buscar ajuda para si mesmo ou para alguém próximo no Distrito Federal, lembre-se: o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas também o mais importante. A jornada da recuperação pode ser longa e desafiadora, mas com os recursos certos e apoio adequado, é possível encontrar um caminho para uma vida livre do vício.
Saiba mais